Escolhendo uma bicicleta para pedalar nos finais de semana em família

Como estava procurando uma atividade física que pudesse ser praticada em família, resolvi comprar bicicletas e uma cadeirinha para minha filha.
bicicleta melhor custo benefício
Como não chegava perto de uma bicicleta desde a minha adolescência, comecei as buscas na internet.
No primeiro dia, concluí que o tamanho da bicicleta era algo muito importante e que eu deveria procurar uma bicicleta que fosse adequada ao meu corpo, e depois fazer um bikefit.
Fui a uma loja e percebi que minha pesquisa preliminar tinha sido inútil. O vendedor me ofereceu uma bicicleta que custava mais de mil reais e era isso.
Sem outros modelos, sem medidas, era aquele modelo ou um mais caro.
Como não tinha certeza de que o projeto da pedalada familiar teria prosseguimento e seria efetivo, considerei que o investimento dessa monta não era viável.
Nova busca na internet, dessa vez mais frutífera: encontrei uma lista de bicicletas básicas que dariam para o gasto em passeios de final de semana. Resolvi comprar pela internet, já que minha experiência com as lojas especializadas me mostrou que estes estabelecimentos são para ciclistas mais experientes e exigentes.
No nível iniciante, o melhor era comprar pela internet mesmo. Sobre a montagem, até vi alguns comentários relatando que não era muito difícil montar, mas uma pequena oficina perto de casa fazia isso por R$ 50,00.
Seguem os nomes e os menores preços encontrados em maio/2016:

Marca/Modelo da bicicleta
Valor
Caloi Terra
R$ 370,00
Oxer Mistery
R$ 599,00
Caloi Aluminium
R$ 611,00
Gonew Endorphine 4.1
R$ 599,00
Schwinn Dakota
R$ 899,00
Gonew Endorphine 5.3 29er
R$ 899,00
Caloi Sport Comfort
R$ 895,00
Caloi Aluminum
R$ 539,00
Caloi Andes
R$ 461,00

Todas são Aro 26 e tem 21 marchas.
Na minha inocência sobre esse mercado, achei que havia marcas competindo entre si nesse seguimento.
Minhas ilusões acabaram quando vi a caixa em que chegou minha bicicleta:
Cadê a concorrência?

Concluindo: Caloi, Mongoose, GT Bicycles, Cannondale e Schwinn são montadas no mesmo lugar. Concorrência, muito pouca. O que parece mudar, então, são os componentes: nas mais baratas, eles são de plástico, nas mais caras, de um material mais leve ou mais resistente.
Adorei a Caloi Terra - que tem um preço muito amigo, mas aparentemente está saindo de linha, já que não consegui encontrá-la no site da Caloi -, porém acabei escolhendo uma Caloi Aluminium (por pesar quase um quilo a menos que os outros modelos dessa faixa de preço).
Depois de fazer a busca no site das Americanas (e colocar na cesta e não comprar), recebi um cupom de desconto e ela custou R$ 450,00 com frete incluído (pago no boleto, o que também garante desconto extra).
Vale à pena procurar algum cupom de desconto no Meliuz que pode render uma redução bacana de preço ou cashback.
Também gostei da Caloi Montana e Caloi Andes, mas aparentemente elas são para montain bike, uma categoria em que o conforto ficaria em segundo plano, segundo minhas pesquisas.
No site da Caloi dá pra escolher os modelos e fazer comparações.

Estou usando a Caloi Aluminium e gostando. Ainda é cedo para fazer uma avaliação mais profunda ou detalhada, mas tenho gostado de pedalar com ela. Ótima relação custo-benefício até o momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário